quarta-feira, 16 de março de 2011

Fisioterapia.

Primeiro vou dizer que muita coisa que irei dizer será tirada do site do Creffito. Que para quem não sabe, é o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Bom primeiro o que é Fisioterapia: "é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerado por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.
Já o Fisioterapeuta é o profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.
E já que a foto que usei foi o símbolo de fisioterapia, deixa eu explicar um pouco sobre ele aqui.
nSerpente - (na Fisioterapia são 2, entrelaçadas no raio de cima para baixo, uma delas da esquerda para a direita e outra da direita para a esquerda) é, há milênios, associada a sabedoria e a transmissão e utilização do conhecimento apreendido de forma sábia. Representam o curso da energia no corpo humano, na mesma direção que se postam as serpentes, a energia termina na cabeça, sede de toda a concentração vital. Estão entrelaçadas para demonstrar o elo entre os atributos de natureza humana, social e profissional. Aplicação das serpentes: representam a integração das matérias e atividades de formação profissional básica, específica e complementar.
Raio - com seu brilho intenso, é uma forma, utilizada desde a antiguidade para transmitir e identificar, de forma consciente, os valores e práticas corretas de vida. O raio entre as serpentes remete a união entre a consciência individual e as técnicas utilizadas pela terapia (técnicas elétricas) e sua cor amarela significa luz, claridade.

E como atuamos em diversas áreas, colocarei aqui e lembrarei a vocês um pouco de cada área, digamos que no vocabulário popular.
E dizer um pouco onde atuamos, acho que seria interessante:

Fisioterapia Clínica
. Ambulatórios
. Consultórios
. Centros de Reabilitação
.
Hospitais e clínica

Saúde Coletiva
. Ações Básicas de Saúde
. Fisioterapia do Trabalho

. Programas institucionais
. Vigilância Sanitária

Educação
. Direção e coordenação de cursos

. Docência - níveis: secundário e superior
. Extensão
. Pesquisa
. Supervisão técnica e administrativa

Outras
. Esporte

. Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico.

Ultimamente, talvez nem todo mundo tenha percebido, mas as novelas estão sempre focando a importância da Fisioterapia no nosso meio social. Tudo bem que nas novelas, eles focam mais aquela realidade de acidentes e paraplégias. Mas isso não deixa de ser importante, afinal muitas pessoas sequeladas após um acidente [ex.] perdem total esperança de melhora de vida e a fisioterapia estar aqui para isso.Trazer a melhora na qualidade de vida de uma pessoa ou mesmo a vida cotidiana dela ao normal.
Muitas pessoas, que dizem que Fisioterapia não importa, de duas uma: ou nunca precisou ou não sabe realmente o que é. Ou melhor já precisou e não sabia que aquele tratamento era Fisioterapia, ou seria #faltadeinformação.

E agora só para descontrair, algumas coisas que vocês precisam saber sobre um fisioterapeuta. rsrsrs. Isso eu encontrei na net e achei muito engraçado e realista =P

Fisioterapeuta precisa de dinheiro? É surpreendente, mas fisioterapeuta também paga impostos, alimentação, combustível, vestuário, etc. E uma coisa bizarra: Os livros, os cursos de atualização, o consultório e as coisas que ele tem não chegam até ele gratuitamente. Impressionante, não? Entendeu o motivo dele cobrar uma consulta?

Não peça consultas grátis - Pode parecer inacreditável, mas mesmo que tenha se formado em uma universidade pública, o fisioterapeuta gastou uma soma considerável em sua formação. Livros, equipamentos, cursos extra curriculares, alimentação, transporte, etc. não foram gratuitos. Essa soma foi utilizada a título de investimento. E todo investimento tem que ter retorno financeiro. Se você quer consulta grátis, procure o SUS.

Fisioterapeuta é massagista? Não. Da mesma forma que engenheiro não é mestre de obras, farmacêutico não é balconista de farmácia, arquiteto não é decorador, fisioterapeuta não é massagista. Não me venha com papo “estou com uma com tensão nas costas… faz uma massagem? E se você quiser uma “massagem completa” procure um micheteiro ou uma piranha na Rua Augusta ou na Avenida Atlântica, ok? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É possível examinar um paciente pelo telefone? Fisioterapeuta não é vidente. Ele precisa examinar pessoalmente o paciente e muitas vezes precisa reexaminá-lo. Se você quer um milagre, chame um padre ou tente uma macumba.

Fisioterapeuta dorme? Pode parecer mentira, mas fisioterapeuta precisa dormir como qualquer outra pessoa. Não o acorde sem necessidade! Esqueça que ele tem telefone em casa, ligue para o consultório. Se você estiver com dor nas costas e precisar de um analgésico, ligue para o seu médico.

Fisioterapeuta come? Inacreditável, não? Mas é verdade. Fisioterapeuta também se alimenta, e tem hora para isso.

Fisioterapeuta atende finais de semana e feriados? Sim. Atende. Desde que seja pago por isso. Desnecessário dizer que nesses casos o atendimento tem custo adicional. Por favor, não pechinche. Ah… Cara feia na hora de preencher cheque não diminui o que você tem que pagar. Se queria mais barato poderia ter procurado outro fisioterapeuta. O combinado não é caro.

Ler e estudar é trabalho? É trabalho e é trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.

Fisioterapeuta tem vida social? Sim, tem. Em reuniões de amigos ou festas de família, fisioterapeuta deixa de ser fisioterapeuta, vira apenas amigo ou parente. Não reclame de sua atrite, nem peça conselhos. Quem dá conselho é padre. Fisioterapeuta dá diagnósticos. Para isso ele precisa refletir, se concentrar, ou seja, precisa trabalhar. E muitas vezes precisa de equipamentos que estão no consultório, não no bolso do paletó.

Não existe “o que o senhor me aconselha”. - Conselho é diagnóstico, diagnóstico tem que ser pensado, estudado, e por sua vez, cobrado.

Fisioterapeuta não é médico. - Se você é gorda feito uma porca e quer um remédio tarja preta para emagrecer procure um endocrinologista. O máximo que o fisioterapeuta podera fazer por você é lhe prescrever EXERCICIOS FÍSICOS!

O celular do fisioterapeuta. - Celular do fisioterapeuta é uma ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando muito urgente. Fora do horário de atendimento, mesmo que você não acredite, o fisioterapeuta pode estar fazendo alguma daquelas coisas que você pensou que ele não fazia: pode estar assistindo TV, dormindo, namorando ou até mesmo fudendo.

Antes da consulta - Por favor, marque hora. Se não marcar, não fique andando de um lado para o outro na sala de espera e nem pressionando a secretária. Ela não tem culpa da sua ansiedade. Ah! E não espere que o fisioterapeuta vá te colocar no horário de quem já marcou. . Na próxima vez ligue antes. Só venha sem marcar em caso de emergência (que seja realmente emergência), por favor. Quando se diz que o horário de atendimento é até meio dia, não significa que você pode chegar 11:55. Se chegar, volte depois do almoço. O mesmo vale na hora do fim do expediente. Emergência? Claro que o fisioterapeuta atende, mas se estiver fora do horário normal, está fora do preço normal.

Na hora da consulta - Basta um membro da família para acompanhar o paciente para auxiliar a responder às perguntas do fisioterapeuta. Por favor, deixe os amigos do cunhado e seus vizinhos com os respectivos filhos nas casas deles. Não fique bombardeando o fisioterapeuta com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de esgotar a paciência. Evite perguntas que não tenham relação com o problema específico. Infelizmente, a cada consulta, o fisioterapeuta só poderá examinar um paciente. Lamentamos informar, mas seu outro parente também terá que passar por consulta e você também terá que pagar por ele. O fisioterapeuta não deixará de cobrar a consulta só porque você já gastou demais com planos de saúde e remédios. Não foram os fisioterapeutas que inventaram o ditado “A SAÚDE NÃO TEM PREÇO”.

Só para não esquecer:

Oração do Fisioterapeuta:

“Senhor, eu sou fisioterapeuta.

Um dia, depois de anos de estudos, me entregaram um diploma, dizendo que eu estava oficialmente autorizado a reabilitar. E eu jurei faze-lo conscientemente. Não é fácil, Senhor, não é nada fácil viver este juramento na rotina
sempre repetida da vida de um fisioterapeuta: avaliando. . .tratando. . .reavaliando. . .tratando. . .acompanhando passo a passo a recuperação, às vezes lenta, dos pacientes. Contudo, Senhor, eu quero ser fisioterapeuta. . . Alguém junto de alguém. Não mecânico de uma engrenagem, mas gente reabilitando gente.
Que todo aquele que me procura em busca de cura física encontre em mim algo mais que o profissional. . .
Que eu saiba parar para ouvi-lo. . .sentar junto ao seu leito par animá-lo. . . É muito importante, Senhor: que eu não perca a capacidade de chorar. Que eu saiba ser fisioterapeuta. . .alguém junto de alguém. . .Gente reabilitando gente, com a tua ajuda, Senhor.”


Post cultural e divertido!! Até o próximo.




Um comentário: